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Comunicação interna em 2023: Tendências para o próximo ano

Prever o futuro de uma determinada área é arriscado nos dias de hoje. Afinal, quem poderia prever como foram os últimos anos, não é?

No entanto, olhar para frente e se atualizar, é essencial para aproveitar as oportunidades e mitigar as ameaças.

Pensando nisso, preparamos um artigo voltado especialmente para os gestores de comunicação, reunindo as últimas tendências e novidades da comunicação interna para 2023.

Continue a leitura para avaliar e estruturar melhor suas estratégias para o próximo ano, que está chegando.

Engaje colaboradores e controle toda a sua comunicação interna de qualquer lugar com o software de Mural Digital e TV Corporativa da adMooH Corp.

 

A real importância da comunicação interna

É surpreendente pensar que ainda existem empresas que subestimam ou negligenciam a comunicação interna. Mas elas existem, e arcam direta e indiretamente com os resultados negativos dessa prática.

Afinal, uma boa comunicação interna garante clareza para todos na organização e é fundamental para qualquer negócio, seja ele de qual porte for.

Quando essa comunicação acontece de maneira eficiente, existe um fluxo eficaz de informações entre os departamentos e colegas de uma empresa, o que gera um maior envolvimento e otimização dos resultados.

A comunicação interna também:

  • Ajuda a construir relacionamentos profissionais;
  • Traz melhorias ao engajamento dos funcionários;
  • Torna as equipes mais fortes;
  • Garante a transparência;
  • Diminui as chances de conflito;
  • Permite lidar eficazmente com as crises;
  • Estabelece um bom ambiente de trabalho;
  • Impulsiona o crescimento da organização.

E esses já são motivos mais do que suficientes para ter um cuidado especial e sempre investir em boas práticas de comunicação interna no seu negócio.

Nós aqui da adMooH também exploramos esses benefícios da comunicação interna em outros artigos nossos, é só pesquisar em nosso blog.

As tendências para comunicação interna em 2023

Você já deve ter percebido que a comunicação interna trata de como as pessoas em uma empresa compartilham informações umas com as outras.

E nesse sentido, entender as preferências de consumo e as tendências que dominarão esse cenário, garantem maior sucesso na sua estratégia. Veja abaixo o que continua ou estará em alta em 2023.

Comunicação independente da localização

Embora o cenário pandêmico tenha melhorado em relação aos últimos anos, muitas empresas continuarão apostando no modelo de trabalho híbrido.

E com esse modelo, surge também um grande desafio: Como gerenciar e falar de maneira clara com os funcionários que nem sempre estão fisicamente presentes?

Felizmente, existem muitas ferramentas inteligentes que mantêm seus funcionários atualizados com as últimas notícias. Entre elas listamos:

  • Uma intranet ou aplicativo próprio da empresa que pode ser acessado de qualquer dispositivo e em qualquer lugar;
  • Comunicação por e-mail ou mensageiros para notícias importantes e urgentes;
  • Plataformas de chamadas de vídeo para realização de encontros, palestras e treinamentos virtuais.

Nesse tipo de abordagem omnichannel, todos os canais são bem integrados, gerenciados a partir de um único local e construídos para funcionar perfeitamente em conjunto.

Foco nos colaboradores

A experiência do colaborador deve estar cada vez mais integrada à comunicação interna para experimentar mudanças positivas nos resultados.

Dessa forma, os departamentos de comunicação e recursos humanos devem trabalhar juntos para criar e manter experiências positivas dos colaboradores, durante cada interação com a empresa.

Mensagens e ações específicas precisam ser pensadas para momentos que vão desde a entrevista de emprego, até o dia a dia da função.

O importante é entender que esse trabalho de comunicação é recorrente e não pode ser feito somente em momentos pontuais do ano.

Mais informalidade e participação

Uma hierarquia rigidamente definida, escritórios fechados e regras sobre com quem você pode ou não falar estão absolutamente desatualizados.

Os funcionários acham cada vez mais importante trabalhar em um local onde podem expressar sua opinião e participar ativamente das decisões.

E é nesse ponto que a comunicação interna é uma grande aliada. Ela por ser utilizada, por exemplo, para realização de pesquisas, coleta de feedbacks e para divulgar ideias e feitos dos colaboradores.

Tudo isso com uma linguagem mais informal, que se conecta com o público e chama mais atenção.

Comunicação visual e digital

A comunicação visual e digital se prepara para ser uma grande tendência na comunicação interna em 2023.

Os funcionários são muito mais propensos a se envolver com uma comunicação visual, do que apenas com texto. As mensagens em imagem e vídeo são percebidas como mais genuínas, autênticas e confiáveis por eles.

E isso reflete diretamente na comunicação interna. Afinal, se você realmente deseja que seus funcionários interajam com seu conteúdo, você precisa torná-lo mais atrativo e envolvente.

Nesse sentido, algumas ferramentas estão em alta, como o Mural Digital e a TV Corporativa.

Através das telas digitais espalhadas por pontos estratégicos da sua empresa e do uso de um software de comunicação digital, você consegue controlar toda a sua comunicação interna e engajar os colaboradores.

O Mural Digital e a TV Corporativa tem atualização instantânea, maior impactação e segmentação de público, além de serem econômicos e sustentáveis.

Conheça a solução de software da adMooH Corp para sua empresa: https://site.admooh.com/mural-digital-tv-corporativa/

Decisões orientadas por dados

As razões para medir seus esforços de comunicação interna são claras. As métricas ajudam as equipes de comunicação a melhorar sua estratégia, além de comprovar o ROI de seus esforços.

A boa notícia é que, muitas das ferramentas que falamos ao longo deste artigo, possibilitam rastrear facilmente tudo o que acontece.

Engajamento, impactação, volume de acessos, aberturas e cliques, são algumas das métricas que devem ser analisadas, dependendo das particularidades de cada ferramenta.

As decisões orientadas por dados chegaram para ficar.

Conclusão

Você já deve ter percebido que os gestores de comunicação terão um ano agitado pela frente. E isso é bem positivo!

Afinal, com tantas novidades, aumentam-se também as possibilidades para criar e inovar nessa área.

E você, já está pronto para explorar essas tendências?

Se você sente que precisa de ajuda, entre em contato com a nossa equipe. A adMooH está aqui para ajudar você a aprimorar sua comunicação interna, através da tecnologia.

Até a próxima!

 

Fonte: AdMooh