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DMP (Data Management Platform): Como funciona e Vantagens

Você deseja melhorar as suas estratégias de marketing, de uma forma que atraia mais público e aumente os seus números de vendas? Então, precisa conhecer o conceito de DMP (Data Management Platform).

Os softwares definidos pelo termo, basicamente, podem fazer uma ponte entre a sua empresa e os interesses de seu público-alvo, carregando sua estratégia com dados  e insights. Para esclarecer todos os pontos e te ajudar a conquistar o sucesso da sua marca, reunimos todas as informações sobre DMP neste artigo.

Tenha uma boa leitura e aproveite todas as informações e dicas!

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O que é uma DMP (Data Management Platform)?

O termo DMP (Data Management Platform) significa a tarefa de coletar, armazenar, organizar e analisar dados. Tudo isso pode ser realizado em softwares de DMP.

Justamente para quem vende produtos e serviços, plataformas como essas são cruciais para o trabalho e, consequentemente, para o sucesso dos negócios.

Isso porque, é por meio da coleta e interpretação de dados, que se pode conhecer mais sobre clientes: quais são as necessidades, desejos, comportamentos, possíveis empecilhos de compras, entre outros aspectos.

Como funciona uma DMP?

O objetivo geral da DMP é possibilitar o gerenciamento de dados. Mas, vale ressaltar que o modo de coleta e os tipos de dados podem variar — isso de acordo com cada plataforma.

Há a maneira de fazer a captação por formulários (que o cliente preenche on-line), pela utilização de cookies.

Além disso, é possível realizar a captação pelo seu próprio site. Então, você analisa como os seus clientes navegam por suas páginas.

Outra opção é contratar uma plataforma que pegue e reúna os dados de outras empresas, como de seus concorrentes, ou de outros tipos de pesquisas.

Já a terceira alternativa é fazer a compra de dados. Existem diversas empresas que oferecem esse tipo de serviço.

Quais dados uma DMP (Data Management Platform) gerencia?

Os tipos de dados que uma DMP gerencia também podem diversificar, dependendo do tipo de plataforma utilizada.

No geral, é possível captar, armazenar, organizar e analisar o seguinte:

  • localização geográfica;
  • idade;
  • gênero;
  • interesses;
  • número de acessos em determinada página (no caso de sites institucionais e lojas virtuais);
  • origem do acesso (se o usuário chegou ao seu site por meio de mídia paga ou de pesquisas feitas nos motores de busca);
  • entre outros.

Quais as vantagens de uma DMP?

Utilizar uma DMP (Data Management Platform) pode trazer várias vantagens que fazem toda a diferença para os negócios. Veja quais são elas:

Otimiza a experiência do usuário

O estudo sobre os dados faz com que você conheça mais seus próprios clientes. Com isso, também vem a consequência de conseguir melhorar a experiência dessas pessoas.

Afinal, conhecer melhor seu público significa direcionar seus esforços com muito mais precisão.

Vamos imaginar o seguinte caso: você percebe que muitos clientes não finalizam as compras on-line.

Essa percepção leva você a descobrir um defeito no carrinho de compras. Depois, basta corrigir o problema e, então, você terá melhorado a experiência dos usuários.

Permite implementar estratégias eficientes

O conceito de DMP (Data Management Platform) também está ligado ao aperfeiçoamento das estratégias.

Afinal, ao captar, organizar e analisar as informações, dá para entender (mais) o comportamento e os interesses dos clientes.

Isso já abre espaço para o desenvolvimento de estratégias mais eficientes — seja para vender mais produtos, aumentar o ticket médio dos clientes, ganhar reconhecimento de marca, etc.

Possibilidade de fazer publicidade direcionada

Outro benefício é o fato de você conseguir criar campanhas de mídia, além de conteúdos para meios digitais, produtos, serviços, ofertas e promoções, que realmente engajam os seus clientes.

Vamos supor que você venda um produto x para o Brasil inteiro, certo? Só que, durante determinada época do ano, as vendas tenham a chance de aumentar no norte.

Com isso em mente, é viável criar campanhas com uma melhor segmentação, ou seja, especificamente para aquela região e época.

2 Exemplos casos de uso de DMP

Exemplo 1 – Abandono de carrinho

Imagine que muitos de seus clientes acessem sua loja on-line e coloquem produtos no carrinho de compras. Só que, na hora de realmente fechar a aquisição, eles desistem e abandonam a página.

(Tudo isso você descobriu com a análise de dados disponíveis em uma DMP).

Em meio a esse fato, dá para enviar um e-mail, aos usuários, para oferecer vantagens de compras (descontos e/ou frete grátis). Assim, há a chance deles voltarem e finalizarem o pedido de compras.

Exemplo 2 – Campanha de mídia

Outra suposição… Você criou uma campanha de mídia para DOOH. Já em meio à análise de audiência, notou que os ROI (retorno dobre investimento) dos anúncios se concentrou muito em duas regiões do Brasil.

A estratégia, diante disso, é analisar mais os dados dos clientes (localizados nas regiões que não performam bem) e, então, testar anúncios mais assertivos para as pessoas.

Como dá para notar, é possível ter muitas descobertas a partir das DMPs (Data Management Platform)!

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Conclusão

Neste conteúdo, nós falamos sobre DMP (Data Management Platform), termo que define soluções de gerenciamento de dados por meio de softwares.

O fato é que, ao coletar, armazenar e interpretar informações (de seus clientes, público alvo  e de suas campanhas de mídia), fica mais fácil criar estratégias assertivas.

Isso em relação a campanhas de mídia, desenvolvimento de produtos e serviços, aperfeiçoamento de sites e lojas virtuais, etc.

Para isso, também conte com a alta tecnologia da adMooH, que oferece uma plataforma de mídia programática cheia de dados para complementar sua campanha DOOH.

Nela, você pode não só rodar suas campanhas em DOOH, mas também montá-la analisando dados aprofundados sobre o público de cada ponto de mídia e analisar os investimentos em tempo real.

Aproveite nossas dicas e tenha resultados mais satisfatórios para a sua empresa!

Fonte: Admooh